logo

IMPROBIDADE

Prefeito de Araputanga é investigado por promoção pessoal e poderá perder função pública


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Foto: Portal L7

O prefeito Joel Marins de Carvalho (DEM), da cidade de Araputanga (342 km de Cuiabá), está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) por realizar promoção pessoal no município.


A informação é da promotora de Justiça da Comarca de Araputanga, doutora Mariana Batizoco Silva Alcântara, ao ajuizar Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito municipal, Joel Marins, em razão da promoção pessoal.


Conforme o artigo 37 da Constituição Federal (CF), a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. De acordo com o parágrafo 1º, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.


Se constatado a sobreposição da sua imagem à obra ou projeto, nessas circunstâncias, tem caráter desonesto e ofende os princípios constitucionais que balizam os deveres impostos a qualquer agente ou servidor público. E caso condenado, o prefeito responderá por atos de improbidade administrativa e importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário.


Procurado pela reportagem Popular Online, na quinta-feira (23), o prefeito não atendeu às ligações para se pronunciar sobre a acusação de improbidade administrativa. Através do aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, apenas escreveu, “vou ver com jurídico”.


O prefeito Joel Marins não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Leia mais:
MP aciona prefeito e pede afastamento de secretário por improbidade


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.